Para aqui vêm coisas que me apeteçam e que não me apeteçam também. O que achar que deva pôr, ponho! :)

28 dezembro 2009

Em Roma sê romano, em Creta sê cretino


Bem sei que não é cretino e sim cretense, enfim é o que serei durante cerca de 3 meses próximos da minha vida! Quão bom é isso? Não sei, por isso fui investigar!

Sendo que Creta fica na Grécia, onde se fala o grego, temos um problema à partida, o grego é essa língua espectacular em que eles usam todas essas letras com as quais eu estou acostumado a fazer contas, logo onde eles vêem palavras eu vejo equações. Uma dor de cabeça! Pensar que vou para um país onde tudo o que seja jornais, revistas ou simples placas eu sinto-me como se tivesse a ter uma aula de matemática... ou química... ou física... e ainda por cima teórica. O sofrimento!

Bem, o Português já está, siga para Geografia. Creta é uma ilha, situada nesse prazenteiroso mar, o Mediterrâneo (sounds nice, already!). É aproximadamente do formato do Algarve, sendo duas vezes maior em Longitude (Sagres-Vila Real de Santo António ou ao contrário, para aqueles que confundem ou não sabem) e mais ou menos igual em Latitude, com um pequeno bónus, por vez do Alentejo e de Espanha, está lá o mar... Mediterrâneo (chega, senão babo-me!). O clima é um bocadinho mais que o espectacular que existe por estas paragens, pois regra geral, eles têm o ar condicionado natural ligado quase sempre a mais um ou dois graus que nós por aqui.

Costumes, tanto quanto sei são parecidos aos de cá, vinho e azeitonas não faltam e ao que parece, arrotar após uma refeição é sinal de satisfação, assim como cá, mas eles lá não reprimem e depois acham que é falta de educação. :)

P.S.: Não vale usar o mais que usado e óbvio cliché: "Vais-te ver Grego!". Vamos lá puxar pelas cabecinhas e ser um pouco mais originais, boa?

P.S. Outro: Sim, comecei a escrever a 28 de Dezembro, mas apenas hoje terminei este post.

4 comentários:

Little Tomato disse...

Este post foi mt ao ralanti... em todo o caso só te digo que acho por bem que arranjes uma casinha com pelo menos um quarto extra, que se o tempo for assim como tu queres pensar, és capaz de ter visitas! E sim, o mar mediterrâneo é fabuloso... e quentinho!!!

Azzrael disse...

que bom!!! fico contente! vai tudo correr bem!! =) mesmo a dificuldade linguistica! depois gostava de ver fotos! será que posso??

miri disse...

Queixas de barriga cheia!
Larga a matemática da língua, come mas é azeitonas e aproveita esses meses de temperatura amena e boa... e lembra-te, mas só de vez em quando entre um arroto e outro, que os tugas estão cá no burgo a tentar (com muito esforço)recordar o que é um simples raio de sol... coisa que não aparece há uns tempos por aqui.
p.s. - obrigada pelas dicas para entreter o piqueno...mas ele está naquela fase de "quanto mais colorido, brilhante, esquizofrénico e barulhento melhor"...tipo nós com 15/16 anos a vibrar com a Whighfield e o saturday night, tás a ver? Dá-lhe tempo que ele ainda vai curtir Marretas! Beijos

L disse...

Melinho,

boa viagem, boa estadia! :)*

Arquivo do blog

Pessoas que querem o meu autógrafo... algures!!! :p

Sitemeter